Um Rapaz Especial
Certo dia uma tempestade de neve chegou à aldeia. O vento forte agitava as árvores de natal que enfeitavam as ruas.
Ilustração de : Joana Duarte
Manuel, “o coxo”, vivia na rua e era pobre. O que ele mais desejava era reunir a família. Manuel tinha 17 anos e a família abandonou-o porque não tinha dinheiro para cuidar dele e houve um dia cães e gatos vadios atacaram a sua perna direita e passaram a chamá-lo Manuel”Coxo”.
Ilustração de : João Revés
Ele não gostava mas habitou-se. Foi quando isso aconteceu que Manuel foi retirado à família e foi para um colégio interno e fugiu.
Ilustração de : João Carvalheira
Ao passear pela rua espreita pelas janelas e vê lareiras quentes, árvores de Natal, prendas, presépios e muitos meninos a brincarem com a família muito felizes.
Ilustração de : Pedro Paulo Rodrigues
Sentiu-se triste e ao chorar as suas lágrimas caíram no gelo e apareceram muitas estrelas e anjos.
Ele olhou para o céu, viu um trenó com renas que lentamente se aproximou. Apareceu um anjo e disse-lhe:
- O Pai Natal precisa de férias e tu Manuel, vais ser o seu substituto, porque tens um coração bom e puro e o teu desejo é reunir a família. Assim, poderás fazer muitas famílias felizes. Não vais ser mais coxo, porque precisas de estar em forma para carregares as prendas.
Ilustração de : Ricardo Zavricico
- Muito Obrigada, e estou feliz, contente, alegre, satisfeito e estou…Uau!!!
De imediato vestiu o fato de Pai Natal, acelerou as renas na pista de gelo e voaram pelo céu estrelado até à fábrica de brinquedos. Aí, os duendes tremiam de frio porque não estavam a trabalhar.
Ilustração de : Pedro Zeferino
O Pai Natal e a Mãe Natal reformaram-se e foram para o Brasil, Havai, Egipto, … tudo quentinho porque estavam fartos do frio.
História de Natal Colectiva – 3º A
Feliz Natal