Contador de Visitantes

quarta-feira, 5 de maio de 2010

LEMBRAS-TE QUEM É?

LEMBRAS-TE DESTE GATO?

De que história é?
Como se chamava?
O que acontecia nesta história?
Quais os personagens?
Qual o espaço onde se desenrolava a história?
Qual era o problema da história?
Como terminou?
Gostaste do fim?
Conseguias fazer um melhor?

Vamos inventar uma aventura para o bichano com as suas novas donas?

Escreve no teu magalhães ou caderno e mostra à tua professora, podes pedir ajuda aos teus pais e ser um trabalho conjunto.

Depois a tua história aparecerá no BLOG da turma.


**********************

Uma Aventura
O gatinho e as suas novas donas tinham uma vida feliz e costumavam brincar juntos.

Um dia enquanto se divertiam lá na escola, apareceu um ratinho brincalhão que fez amizade com o gato preto e as suas donas.

Depois de falarem com a bruxa mestra decidiram adoptar o ratinho também. E assim, existe mais um membro na família das bruxas.

Autora: Joana Horta.

***********************


O gato que se transformou num bruxo.



Leonardo, estava muito contente com a sua nova família e divertia-se muito com as seis bruxinhas.



Passados alguns dias a bruxa mestre até lhe deu uma varinha mágica. Quem ficou encarregue de o ensinar foram as seis bruxinhas.



O gato Leonardo ficou muito agradecido e aprendeu muito depressa. Agora, também ele pode fazer bruxarias e por fim transformar-se ele próprio num bruxinho.



Autora: Sofia Santos e Mãe Carla Santos

 

**************************


Depois de ir para a escola das bruxinhas, Leonardo reparou que não era o uníco animal de estimação, também havia um sapo, uma aranha e uma lesma.Então uma das bruxinhas foi mostrar a escola a Leonardo; a sala de aula, as casas-de-banho e o refeitório.



Um dia as bruxinhas levaram o Leonardo a dar uma volta pela cidade e viram uma gatinha também preta como o carvão que andava triste, na mesma situação do Leonardo, sozinha porque todos pensavam que era sinal de má sorte.E Leonardo teve pena dela e disse a uma das bruxinhas para a trazer.


Foram lá a baixo e conversaram com ela para saber se ela queria ir com elas.E, com um grande sorriso disse que sim.


Leonardo já tinha mais uma pessoa com quem brincar .


Uns anos mais tarde até já era... PAI de 6 gatinos!E as 6 bruxinhas eram as madrinhas!


Leonardo e a gatinha foram muito felizes.


Autor: Rúben Dourado





****************************



Nos primeiros dias na casa das bruxinhas, o gato Leonardo andava muito feliz porque para ele tudo era novo. Adorava ver as bruxinhas a fazerem as suas magias e feitiços e adorava principalmente os mimos com que era tratado por ser o único gato que havia lá em casa.

Mas passado uns tempos começou a sentir falta dos seus companheiros dos tempos em que vivia na rua. Todas as noites quando se deitava ficava acordado a pensar neles, e principalmente agora que era Inverno ficava triste por eles estarem ao frio e á chuva.

Leonardo queria pedir as suas donas que todos os seus amigos fossem viver lá para casa, mas não tinha coragem, já tinham sido tão boas para ele que não se sentia com coragem de lhes pedir mais nada.

Mas as bruxinhas perceberam que se passava alguma coisa com Leonardo e perguntaram-lhe. De início Leonardo começou por dizer que não tinha nada e que era muito feliz na sua nova casa, mas quando se lembrou que as bruxinhas tinham poderes percebeu que não adiantava mentir, e acabou por dizer que para ser mesmo feliz precisava de ter todos os seus amigos gatos consigo.

Uma das bruxas, a que era menos boazinha, disse logo que não podia ser, que não havia espaço para tanto gato!

Leonardo ficou tristíssimo, e a bruxinha mais nova, que agora era a sua melhor amiga, foi ter com ele e disse-lhe que ia conversar com as outras bruxinhas para as tentar convencer Mas, passado algumas horas foi ter com Leonardo e disse-lhe que não tinha conseguido convencer as outras e disse-lhe também que realmente não havia espaço para mais gatos.
 Depois desse dia Leonardo ficou convencido de que não podia mesmo ter os amigos com ele, mas começou a ver as bruxinhas sempre aos segredinhos e quando se apercebiam que ele estava a ver calavam-se! Começou a achar estranho, e ainda mais estranho achou quando durante dois dias não o deixaram sair de casa nem ir á janela ver o quintal.


Foi então que um dia, as bruxinhas o foram acordar, taparam-lhe os olhos e levaram-no para o quintal. Quando destapou os olhos Leonardo nem queria acreditar, no quintal havia agora uma linda casa, onde por cima da porta dizia LEONARDO E AMIGOS, e lá dentro estavam mesmo todos os seus amigos dos tempos em que vivia na rua.

Agora sim, Leonardo era realmente feliz!!!


Autoras : Joana Pinheiro e Mãe Miriam Viana

*******************************************************************


As bruxas foram para a escola e levaram o gato Leonardo que ficou encantado com o que via. Mas houve algo que o deixou um pouco preocupado. O que seria?



No fim das aulas as seis bruxinhas foram para a cama dormir um belo sono e quando acordaram às 5h, preparam as suas vassouras mágicas e foram para a escola.



O que elas não sabiam é que estava alguém a segui-las, o gato Leonardo.



As seis bruxinhas entraram na sala de aula da bruxa Mimi e o plano da aula era transformarem gatos em sapos.



O gato Leonardo que estava escondido atrás de um armário ficou muito assustado e pensou:



- Mas, e agora o que vai ser de mim. Demorei tanto tempo a encontrar um dono e agora que encontrei querem transformar-me num sapo.



As seis bruxinhas estavam muito atentas ao que a professora ensinava e só pensavam no seu amigo gato que ia ser transformado em sapo.



- Ai, vai ser tão bom, fazer este feitiço. - dizia uma das bruxinhas.



- Pois vai, assim vamos mesmo aprender. O gato nem sabe o que lhe vai acontecer...



- Somos mesmo boas bruxinhas, Ah, Ah, Ah...



O gato Leonardo que estava a ouvir tudo atrás do armário ficou muito assustado.



E pensou:



- O que vou eu fazer para escapar a este feitiço? Já sei! Vou fugir para um sítio onde elas não me vão encontrar.



O gato Leonardo correu, correu muito e chegou ao sítio onde começou a história, à Biblioteca. Aí ficou a salvo ao pé dos seus livros e da sua caminha.



As bruxinhas procuraram, procuraram e não encontraram o gato Leonardo.



- Onde é que aquele malandro se escondeu, disse a bruxa mestre "



- Como é que ele adivinhou o que lhe ia acontecer? - Disse outra bruxinha



- Afinal, quem tem poderes mágicos é ele, porque conseguiu fugir mesmo a tempo de ser transformado num sapo. - Disse outra bruxinha.



- " Temos de ter cuidado com ele porque não vá o feitiço virar-se contra o feiticeiro " - Disse a bruxa mestre.



E lá ficou o Leonardo satisfeito a beber o seu leitinho.

Autor: João Carvalheira e Mãe Susana 




 





Sem comentários: